Área do Cliente
MENU CONTADOR
Notícias
voltarConheça os principais lançamentos do Pix para 2025
Meio de pagamento preferido no país terá mais segurança e novas modalidades, como Pix Automático e Pix por Aproximação, ainda este ano
O Pix, que já é o meio de pagamento mais utilizado no Brasil, continua em constante evolução com novos recursos que prometem trazer ainda mais praticidade, segurança e agilidade para seus usuários em 2025. Desenvolvido pelo Banco Central, o sistema de pagamento instantâneo se firmou como uma ferramenta indispensável no país, e as inovações previstas para este ano prometem elevar ainda mais sua funcionalidade.
Segundo a pesquisa do Banco Central, intitulada “O Brasileiro e sua relação com o dinheiro”, o Pix é usado por 76,4% da população, seguido pelo cartão de débito, utilizado por 69,1%, e pelo dinheiro em papel, usado por 68,9% das pessoas. “O Pix já está consolidado e, além de substituir outros meios de pagamento e de transferências, ele vai apresentar ainda mais novidades neste ano”, reforça Ticiana Amorim, CEO e fundadora da Aarin Tech-fin.
O Pix Automático é um recurso que permite a realização de pagamentos recorrentes de forma automática. A nova modalidade será vantajosa para quem utiliza serviços de assinatura, como streamings de música e vídeo, academias e clubes de assinatura. Os usuários poderão configurar transferências periódicas de forma prática e segura, eliminando a necessidade de repetidas autorizações manuais.
“Essa novidade trará ainda mais comodidade para os consumidores e maior previsibilidade para as empresas. O recurso foi projetado com mecanismos robustos de segurança para garantir que os usuários tenham total controle sobre seus pagamentos recorrentes”, diz Ticiana.
Outro destaque para 2025 é o Pix por Aproximação, que utiliza a tecnologia NFC (Near Field Communication) para realizar pagamentos de forma ainda mais rápida e simples. Com esse recurso, bastará aproximar o smartphone ou outro dispositivo habilitado, como smartwatches, de uma máquina de pagamento para completar a transação, sem a necessidade de abrir o app do banco.
“O Pix por Aproximação deve transformar a experiência de compra, principalmente em situações que demandam agilidade, como no transporte público, em praças de alimentação e no varejo”, afirma a CEO. Além disso, a tecnologia está alinhada às tendências globais de pagamentos sem contato, reforçando a posição do Brasil como um dos países mais avançados em inovações financeiras.
Outro aspecto que deverá ser aprimorado em 2025 é a segurança. De acordo com o Banco Central, a maior rastreabilidade das transações deverá ser implementada com o objetivo de combater golpes e fraudes. O sistema será capaz de identificar padrões suspeitos em tempo real, permitindo que transações sejam bloqueadas ou revisadas antes de serem concluídas.
Sobre a Aarin
A Aarin é o primeiro hub tech-fin especializado em Pix e Embedded Finance no Brasil. Atualmente faz parte do grupo Bradesco e fornece serviços com enfoque financeiro incluso na experiência do usuário, possibilitando que qualquer empresa possa prestar serviços financeiros para sua base de clientes. Através do Smart Core, os negócios podem ofertar seus próprios serviços financeiros sem que precisem ser um banco. Nascida em Salvador (BA), a Aarin passou por M&A multimilionário com o grupo Bradesco em agosto de 2022.